Como se preparar para palestras online

Palestras online: como se preparar

Antes mesmo de iniciar a pandemia causada pela coronavírus, as palestras online já eram uma realidade. Afinal, possuem uma série de vantagens tanto para os palestrantes quanto para o seu público. Entre elas, a desnecessidade de deslocamentos que poderiam inviabilizar a participação e a redução de custos.

Porém, hoje, mais do que nunca, as atividades pela internet se tornaram não só uma questão de praticidade como de segurança, pois é o jeito ideal de garantir os protocolos necessários para evitar a transmissão do vírus. Mas para que tudo ocorra da maneira certa, o palestrante deve seguir algumas dicas.

Tem interesse no assunto e quer saber mais? Então, continue com a leitura deste artigo e confira, nos tópicos a seguir, tudo a respeito de palestras online: como se preparar e obter os melhores resultados. 

  • Capriche na apresentação visual
  • Treine antes o que pretende dizer 
  • Verifique as questões técnicas 
  • Domine as ferramentas necessárias 
  • Dicas para ensaiar a sua palestra 

Capriche na apresentação visual

A primeira dica de como se preparar para palestras online é caprichar na apresentação visual, já que além do seu rosto é adequado que haja uma sequência de slides para contribuir com a exposição. Claro que a sua apresentação pessoal deve estar adequada, mesmo que a palestra seja à distância.

Para tanto, é preciso que o palestrante esteja bem descanso, pois o seu rosto estará em foco. No entanto, mais importante do que isso é dar uma atenção especial aos slides a serem apresentados, independente da ferramenta utilizada.

Além do tradicional PPT – Microsoft PowerPoint, há também o Prezi, o Keynote e o próprio Google Drive, além de outros. De todo o modo, é apropriado que os slides mostrem todo o conteúdo do qual o palestrante pretende falar, mas de forma resumida, apenas para nortear o que é dito. 

Dessa forma, não se recomenda que os slides possuam muitas informações. Devem ser escolhidos os dados de modo estratégico, para contribuir com o entendimento do tema da palestra.

Treine antes o que pretende dizer 

Para um evento virtual de sucesso, mais uma dica é treinar antes do dia da apresentação o que você pretende dizer. Isso é importante tanto para você avaliar se o conteúdo em si da palestra está adequado, atendendo as necessidades da ocasião, quanto para ensaiar a sua própria fala.

  Em palestras online, a oratória do palestrante é ainda mais relevante, uma vez que é o principal elemento para manter os participantes atentos. Nesse sentido, o orador deve falar de maneira clara, articulando bem as palavras e com o ritmo apropriado.

Além disso, ao treinar o que será dito você consegue verificar o tempo de duração da sua fala e pode assim reduzi-lo ou aumentá-lo conforme a necessidade. Lembre-se que é recomendado não prolongar demais uma palestra virtual. 

O essencial é que a informação seja entregue com qualidade e de forma completa, o que pode ser feito de maneira dinâmica para tornar o evento mais atrativo. Para os iniciantes, uma dica é palestrar para amigos ou familiares como uma forma de teste. 

Verifique as questões técnicas 

Outra recomendação fundamental sobre como se preparar para palestras online é verificar se as questões técnicas estão todas em ordem. Esse aspecto pode ser o grande desafio para os palestrantes que, embora experientes em fazer palestras, são novos nos eventos online.

Mais uma vez, fazer um teste palestrando para pessoas próximas torna-se uma dica relevante. Dessa maneira, elas podem apontar o que deve melhorar. Se o som está muito baixo, a imagem da webcam está desfocada e mesmo avaliar se o cenário está harmonioso.

Para evitar que a plateia virtual se distraia, é adequado evitar que haja muitos elementos no cenário da palestra, quando aparecer o rosto do orador. Por outro lado, não é preciso que o fundo seja totalmente branco, podendo haver alguns poucos elementos que remetam ao tema do evento.

Outra dica é quanto ao enquadramento do rosto do palestrante. O ideal é que ele fique no centro da tela, mostrado o dorso e não apena só rosto. Além disso, é melhor se o palestrante estiver de frente para a webcam e não que ela esteja mais abaixo do rosto, o que vai fazer com que ele seja visto de baixo.

E mais, certifique que haja iluminação suficiente para que a sua imagem não permaneça muito escura e nem clara demais. 

Domine as ferramentas necessárias 

Depois de realizar a palestra online ao vivo, ela pode ser disponibilizada para os interessados. Para tanto, é possível editar a gravação e torná-la ainda mais atrativa, cortando partes para que fique com uma duração menor e acrescentando efeitos.

Alguns exemplos de ferramentas fáceis de usar são: Windows Movie Maker, Lightworks, Magisto e VídeoShow, embora haja muitos outros editores de vídeos gratuitos. A mesma dica serve se o seu evento não for ao vivo, já que assim é possível gravar as falas quantas vezes quiser até que o resultado fique o desejado.

Além disso, é importante escolher a plataforma certa para realizar o seu evento na internet. Entre as opções disponíveis, prefira as de qualidade, confiança e que permitam personalizar a sua palestra online.

Dicas para ensaiar a sua palestra 

Por fim, mas não menos relevante, outra dica de como se preparar para palestras online é ensaiando a sua palestra. Como já mencionado, vale a pena treinar o que será dito para outras pessoas, se não puder fazer isso para amigos ou familiares, então, mais uma maneira é treinando em frente ao espelho.

Quem é iniciante nesse tipo de evento pode ficar ansioso e, se assim for, são recomendados exercícios para relaxar, inclusive, a musculatura do rosto. Além de estar bem descansado, é necessário estar bem alimentado e hidratado, embora nada impeça que tenha um copo com água junto a você.

Realize seu evento online com a Softaliza! Conheça já.

Postagens relacionadas

Este site utiliza cookies para personalizar o conteúdo e para permitir um melhor funcionamento da nossa plataforma. Nossos cookies armazenam algumas informações de tráfego para que você tenha uma melhor experiência e usabilidade. Ao utilizar este site você concorda com nossa Política de Privacidade.