Como conseguir patrocínio para seu evento online de maneira simples

patrocinio eventos online

Conseguir patrocínio para seu evento online é uma ótima maneira de conseguir financiamento e viabilizar a realização do evento. Porém, ainda existem várias dúvidas sobre como tornar o evento atrativo para o patrocinador.

Como vantagens destaca-se o reconhecimento da empresa bem como a sua relevância no mercado. Portanto, é um caminho para conseguir bons parceiros. Além do que para conseguir o patrocinador ideal e gerar bons resultados é necessário bom planejamento. 

Veja neste artigo como chamar a atenção de patrocinadores para o seu evento online e como se beneficiar dessa estratégia de financiamento e construção de uma parceria. 

Como funcionam os patrocínios para eventos online?

É importante entender alguns detalhes sobre como conseguir patrocínio para seu evento online. Afinal, existem vários tipos e cada um deles se insere em um contexto diferente. Assim, podemos dizer que são práticas muito eficazes de marketing, sendo:

Patrocínio feito em canais de mídia

Esse é o primeiro de quatro modelos conhecidos. Nele, a divulgação do evento da sua empresa é feita em canais de mídia social. Porém, também pode ser quando financiam os anúncios em veículos, seja pela TV ou internet.

Modelo financeiro

Um patrocinador financeiro é aquele que cobre as despesas para a realização do evento. Desse modo, o que se tem em troca é a divulgação da marca. 

Conseguir patrocínio para seu evento online no modelo em espécie

Já nesse modelo, a promoção não é feita com dinheiro e sim com produtos como também com serviços. Por exemplo, o buffet pode ficar com um restaurante ou camisas que serão dadas como presente.

Promoção feita com parceiros

Muito comum hoje em dia, essa combina o patrocínio em espécie com o de mídia. Ou seja, na prática é o que muitos influenciadores fazem, divulgando para os seus seguidores.

Por que é importante conseguir patrocínio para seu evento online?

Em um evento comum e presencial, o patrocínio viabiliza a realização no quesito financeiro. Contudo, por ser online já diminui o custo que pode surgir de diversas formas. Nesse sentido, um ponto que precisa de atenção é a parte de engajamento e divulgação.

Esse é um dos detalhes que devemos considerar pois fica difícil fazer o seu conteúdo chegar ao público-alvo sem divulgação. É válido lembrar que com patrocínio, o evento tem um toque profissional mais evidente

O que fazer para conseguir patrocínio para seu evento online?

Para obter sucesso, você precisa ter algumas coisas em mente. A princípio, é necessário que tenha conhecimento sobre o seu evento e sua utilidade. Dessa forma, fique atento nos pontos a seguir:

  • Noção total sobre o tema;
  • As finalidades do evento;
  • Saber qual nicho ele serve;
  • Objetivos;
  • Qual o diferencial da ação.

São alguns tópicos que podem lhe ajudar a elaborar uma proposta convincente. Em seguida, deve-se analisar quais tipos de patrocínio se encaixam com a cerimônia. Depois, pesquise quais as empresas que lhe agradam e agregam valor.

Para visar uma negociação bem-sucedida, você deve indicar um valor benéfico para todos. Assim, o patrocinador não se sentirá mal por ver mais desvantagens do que vantagens.

Apresente a proposta para pessoas que aceitem a sua ideia. Por fim, deixe a plataforma do seu evento com um visual atraente.

8 dicas para atrair patrocinadores para seu evento online

Há diversas maneiras de conseguir patrocínio para seu evento online. Porém, para isso é necessário que a cerimônia seja atrativa para o público em potencial. Sendo assim, a seguir você confere uma lista com dicas valiosas para te ajudar.

1 – Liste patrocinadores em potencial

Para elaborar essa lista, você não pode escolher de maneira aleatória. Logo, foque sua pesquisa em empresas que tenham projetos e ideias alinhados com sua temática. Inclusive, não se esqueça de manter apenas as bem-conceituadas nessa relação.

2 – Desenvolva uma persona baseada no público-alvo

A persona é o que representa os interesses do seu nicho. Assim, você deve estudar e conhecer bem os interesses e hábitos do seu público-alvo. Sobretudo, colete evidências que confirmem como é o comportamento em relação ao tema.

3 – Elabore uma apresentação persuasiva

O caminho para conseguir patrocínio para seu evento online passa por vendê-lo muito bem. Quer dizer, é como se fosse um produto e esse produto precisa convencer na apresentação.

4 – Adeque sua proposta de diferentes maneiras

Você vai lidar com os mais variados tipos de patrocinadores em potencial. Então, não tem como mostrar a mesma proposta já que cada empresa tem perfis distintos. Dessa forma, faça adaptações em sua apresentação para que ela agrade de vários modos.

5 – Seja inovador na abordagem

A abordagem é fundamental. Nesse sentido, não tem como ser apenas comum, é preciso impactar. Sem dúvida, os resultados serão satisfatórios se optar por sair da zona de conforto.

6 – Para conseguir patrocínio para seu evento online, valorize o cliente

Algo que nem todos levam em consideração é o relacionamento com o público. Ou seja, você ganha diversos pontos sendo transparente. Com isso, o destaque em relação aos demais é garantido.

7 – Aproveite o storytelling como estratégia de venda

Uma boa forma de persuadir na apresentação é contando uma história que seja envolvente. Pois bem, é sobre isso que se trata o storytelling, muito usado na publicidade. Portanto, não tenha medo de usar essa estratégia na apresentação.

8 – Marque presença ativa no evento

Por ser realizado em plataformas digitais, isso parece meio sem lógica. Todavia, pode acreditar que não é. Assim, conseguir patrocínio para seu evento online envolve sim muita participação sua. Não só no planejamento, como na cerimônia em si.

Mostre que tem tudo sob controle, registre os detalhes, elabore relatórios. Além disso, faça sua própria cobertura, incluindo bastidores. Dessa forma, esse compromisso convida o patrocinador a investir nessa ação.

Suporte necessário

A nossa intenção com este artigo foi dar algumas dicas de como conseguir um patrocínio para o seu evento online. Nesse sentido, destacamos as vantagens para a sua empresa e para a própria realização do evento.

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