Palestrar em eventos online: como enfrentar esse desafio?

Em tempos de pandemia, não é possível a realização de eventos presenciais em que a palestrante pode se colocar em frente a uma sala lotada e interagir com o público. Neste cenário, vimos o crescimento evidente dos eventos realizados virtualmente e que trazem consigo o desafio de palestrar nesses ambientes.

Muitos congressos, seminários e conferências que tradicionalmente eram realizados presencialmente, agora são realizados virtualmente. Para palestrantes e conferencistas, é claro que é diferente ter de falar enquanto se olha para um laptop sentado no seu escritório de casa, ou ainda, em um estúdio de filmagem com poucas pessoas. 

Tudo o que você precisa saber sobre eventos online

Tempo e qualidade da palestra

Um dos primeiros aspectos que pode ser alterado é a duração da palestra. Em um ambiente virtual a durabilidade das palestras pode ser diminuída, uma vez que, é menor o foco do público quando comparado ao ambiente presencial. 

A qualidade da produção é importante. Por isso, palestrantes devem receber as orientações necessárias e fazer um teste da plataforma antes do momento da palestra. Neste teste, é importante verificar iluminação do local em que ele filmará a própria apresentação, qualidade de áudio e recursos como apresentações e vídeos que vão ser utilizados. 

Como gravar vídeos com o OBS Studio

A palestrante deve também garantir que a conexão de Internet em que ela vai estar no momento da palestra seja estável. Outra medida de segurança é pedir que ela acesse o link para a palestra pelo menos quinze minutos antes do horário agendado para falar.

Neste tempo, poderá se ambientar à plataforma virtual e acostumar-se com questões de último minuto. 

Designar uma pessoa da equipe em cada momento do evento para prover o suporte técnico e supervisionar a logística da palestrante pode ser uma boa alternativa.

Essa pessoa deve ter uma cópia da apresentação da conferencista em caso se enfrente algum contratempo. Neste caso, essa pessoa pode ativar de seu computador a apresentação que a palestrante está tendo dificuldade de mostrar. 

Interagindo com o público

Como palestrante de um evento on-line, deve-se enfrentar o desafio de interagir com o público por meio da modalidade virtual. Usar as ferramentas como chat disponibilizados pela plataforma em que o evento ocorre, tais como a que o Ciente Live oferece, é uma opção interessante.

Postar perguntas em estilo quiz e premiar participantes que acertarem as respostas são ideias já testadas e bem sucedidas para envolver o público e fazer com que se tenha participação atenta no evento. 

A maioria das plataformas também permite estimular as participantes a realizarem atividades em equipe. Essas atividades podem ser feitas dividindo a sala principal em salas de trabalho e pedindo que as palestrantes, depois de finalizada a atividade em equipe, retornem para o espaço principal do evento. 

Caso sejam palestras mais longas ou até eventos de dois dias, é possível oferecer tarefas individuais para as participantes, ou sugerir que façam leituras preparativas para o momento do encontro virtual. 

Como superar os obstáculos

Alguns obstáculos vêm sendo notados por profissionais que estavam habituados ao ambiente presencial e que agora devem se adequar ao virtual.

A quantidade de energia para organizar uma palestra virtual, pensar em ferramentas de ensino e modos de levar o conteúdo até o público é bastante superior àquela de organizar um evento presencial em que a palestrante já estava acostumada com as funcionalidades disponíveis. A falta de interação social também é uma novidade que deverá ser metabolizada na condução da palestra. 

Respostas a esses desafios podem ser a palestrante entrar na sala da conferência cerca de dez minutos antes e abrir a câmera e o microfone para permitir que participantes conversem com ela, como fariam caso estivessem em uma sala de eventos presencial.

A palestrante pode participar também das sessões de relacionamento promovidas pela organização do evento, além da palestra em si. Cabe buscar ainda formações que hoje são oferecidas para conferencistas e docentes para adaptarem-se ao ambiente virtual. São cursos e capacitações cada vez mais encontrados na web.

Uma nova forma de palestrar

Neste cenário, um conselho importante é o de se confiar no público. As pessoas compreendem a situação em que a palestrante está. Se, para uma palestrante, o ambiente virtual é novidade, é interessante ser aberta e honesta.

Por isso, perguntar frequentemente às participantes se a transmissão está adequada para elas, se estão confortáveis com o modo como a conferência está sendo conduzida são ideias a serem experimentadas.

A adaptação às novas formas de interação em palestras é uma das novidades acarretadas pela pandemia. Uma nova forma de trabalhar que, sem dúvida, traz desafios, vantagens e aprendizados. 

Como os eventos online podem transformar a forma de atuação da sua empresa

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Postagens relacionadas

Gostaria de mais informações?

Deixe seus dados que entraremos em contato em até 24 horas.