Planejamento de eventos online

Fazer um bom planejamento de eventos online é essencial para que seja possível obter ótimos resultados. Aliás, isso acaba valendo para qualquer coisa.

Afinal, um planejamento leva em conta tudo o que pode acontecer, de modo que as melhores decisões sejam tomadas para qualquer cenário.

A seguir você irá aprender como deve fazer o planejamento de eventos online, garantindo assim que todos os seus eventos daqui para a frente sejam cada vez melhores. Veja:

Planejamento inicial de eventos online

O principal ponto que interfere no sucesso de um evento online é o seu planejamento inicial, pois é a partir dele que todo o resto começa a ser desenvolvido.

De fato, existe um certo efeito dominó que se inicia com o planejamento, sendo que caso as coisas sejam mau feitas inicialmente, existe uma grande chance de o resto seja severamente comprometido.

Sabendo disso, você deve dedicar todos os seus esforços para estabelecer um cronograma muito bem feito, junto de checklists para cada uma das ações que serão tomadas.

Se isso for feito existe uma chance muito grande de que tudo seja feito dentro do prazo estipulado, com uma boa qualidade e com a certeza de que o evento em si será ótimo.

No fim das contas, não há como apenas pensar em fazer algo bem feito. É preciso sentar e dedicar um bom tempo para poder definir com clareza como tudo será realizado. Acredite, esse tempo gasto nessa atividade trará retornos incríveis no longo prazo.

Aliás, é importante ressaltar que nós possuímos um conteúdo que fala especificamente sobre os Checklists. Vale muito a pena conferir e já começar a se planejar do jeito certo, sabendo precisamente o que deve ser priorizado em cada etapa do evento.

Traçando objetivos e metas para eventos online

Um evento online não pode ser feito de qualquer forma. Na verdade, deve haver um planejamento claro a respeito dos objetivos e metas dele.

Isso é importante para que desde o começo se saiba quais são os resultados que esse evento deve gerar. Caso queira, suas metas podem ser construídas sob o modelo SMART, que conota que todas as metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com uma data limite.

De fato, esse é o melhor modelo existente para a criação de metas.

Outro ponto importante e que merece atenção é os tipos de metas que podem ser criadas. No geral, elas devem apontar para questões objetivas relacionadas ao evento, como:

  • Quantas pessoas devem estar presentes neste evento?
  • Quanto se deseja lucrar com o evento? Aliás, haverá lucro?
  • Existe uma razão clara para fazer este evento?

Muitas vezes agimos de forma apressada e não nos damos conta que essas questões são as mais importantes, pois possuem o poder de definir todo o resto.

Se o seu evento for criado sem nenhum objetivo claro ou meta, é natural que ele não tenha grandes perspectivas. Quando não há destino definido, qualquer coisa servirá.

Avalie com clareza quais são as condições para se fazer esse evento. Estabeleça metas ousadas mas realizáveis e então dedique toda a energia para fazer com que isso seja alcançado no futuro.

Essa é uma outra faceta do planejamento, tão importante quanto a que foi citada anteriormente, pois é a que motiva todos a agirem em prol de um objetivo em comum.

Alinhando o cronograma dos eventos online

Também é crucial que haja um planejamento a respeito do cronograma dos eventos online, pois caso contrário, pode ser que surjam alguns imprevistos indesejados.

Afinal, como o evento é online, não existe toda aquela preparação relacionada aos eventos físicos, pois os palestrantes não estão todos reunidos em um só local, assim como o público.

Alinhar os cronogramas diz respeito a entrar em contato com os palestrantes, marcar as datas corretamente, verificar as melhores data para o público e assim por diante.

Caso o seu evento acabe indo ao ar sem que haja uma adequação de horários e tarefas, existe uma grande chance de que o público fique descontente com o resultado, o que irá tirar a credibilidade do evento.

Se você possui dificuldade para fazer isso, o ideal é que procure alguém que assume de maneira interina essa função. O planejamento do cronograma é algo grande demais para ser simplesmente ignorado!

Divulgação de eventos online

É preciso que haja um planejamento relacionado a divulgação de eventos online. Esse planejamento deve levar em conta:

Quais redes sociais vão ser utilizadas para a divulgação

Para definir em que redes sociais e estruturas o seu evento online será divulgado, é necessário levar em consideração onde o seu público naturalmente está. 

Afinal de contas, diferentes públicos estão presentes em redes sociais diversas e fazer uma divulgação sem ter esse tipo de informação pode trazer resultados muito ruins.

O primeiro passo é passar a conhecer melhor o seu público, descobrindo quais são os seus gostos, interesses e principalmente as redes sociais onde passam mais tempo.

Com essa informação em mãos será mais fácil saber em que estrutura você deve divulgar e como essa divulgação deve ser feita.

Qual será a comunicação desse evento online

Um evento pode utilizar diferentes formas de comunicação para conseguir atrair pessoas. Em muitos casos, estabelecer um contraste sobre a comunicação de outros eventos pode ser muito efetivo.

Isto é, ao invés de seguir o mesmo padrão que todos os eventos seguem, você pode criar um planejamento de comunicação que busque o oposto.

Esse tipo de coisa costuma chamar muita atenção, principalmente por ser algo diferente do que a maioria das pessoas vêem.

Também é possível manter uma comunicação mais neutra e agradável. No fim das contas, isso deve ser decidido com base no conhecimento sobre a própria audiência e também na proposta do evento em si.

Ao fazer todos esses planejamentos você pode ter certeza de que seu evento será um sucesso, pois ele terá sido construído totalmente da forma certa. Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco.

Até mais!

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