Streaming para eventos: Vantagens de aderir ao digital!

Introdução

Principalmente no período de pandemia, utilizar plataformas de streaming se tornou uma solução muito utilizada por organizadores de evento. Certamente nesse tempo você se deparou com uma chamada para um evento online. Seja para uma aula, uma apresentação, um congresso, enfim, são muitas as possibilidades de eventos ao vivo. 

Mas você pode ter se perguntado: será que é muito difícil fazer um evento ao vivo como esse?

A resposta é: NÃO! 

Não é difícil estruturar uma transmissão ao vivo para o seu evento. Mas é preciso pesquisar e estudar muito sobre o assunto para encontrar as melhores alternativas. Afinal, não é nada profissional usar apenas um celular para transmitir um evento de grande porte, não é mesmo? Além de não ser profissional, é inviável. 

Para fazer isso com qualidade, você precisará de uma equipe, de bons equipamentos, iluminação, uma boa divulgação, entre muitos outros fatores que envolvem um evento ao vivo. 

Mas, antes de tudo isso, o que você deve se perguntar é: quais vantagens de utilizar essa estratégia no meu evento? Essa é a melhor opção? Qual a melhor plataforma? 

Sabemos que são muitos os questionamentos na hora de tirar um projeto como esse do papel. Mas não se preocupe! Preparamos esse post para responder todas essas perguntas e guiá-lo rumo ao sucesso do seu evento ao vivo.

Por isso, faça uma boa leitura e tenha ótimos insights! 

Vantagens do streaming para o seu evento

A predominância dos eventos digitais já é uma realidade. Cada vez mais, organizadores de eventos procuram por novas tecnologias para melhorar a experiência do público, seja em eventos 100% online ou híbrido. 

Por isso, listamos algumas vantagens de fazer o seu evento ao vivo, confira:

1) Aumenta o alcance do evento 

Com as plataformas de streaming, ficou muito mais fácil alcançar um número grande de participantes no seu evento. Pois aumentar o público em um evento presencial não é nada fácil. Além disso, mesmo que você conseguisse uma estrutura maior para realizar o seu evento presencial e receber um público maior, os valores também aumentariam. A única forma de alcançar mais pessoas, sem que isso afete o seu orçamento inicial é transmitindo seu evento ao vivo para todos os participantes. 

2) Reduz os custos

Na hora de fazer uma boa gestão financeira para o seu evento, analisar todos os formatos de eventos e seus custos é muito importante. Eventos presenciais têm as suas vantagens, mas é inegável que seus custos, na maioria das vezes, são maiores. 

Eles elevam os valores do orçamento, por demandarem o aluguel de um espaço físico, deslocamento de participantes e palestrantes, toda a estrutura física do evento, coffee break e muitas outras demandas que encarecem um evento. 

Mas, quando falamos em um evento online com transmissão ao vivo, esses custos diminuem consideravelmente. Já que ele não demanda nenhum dos gastos citados acima. Com isso, o orçamento pode ser direcionado para melhorar outros pontos do evento que também são muito importantes. 

3) Aumenta a interatividade 

Eventos gravados são excelentes para quem procura praticidade na hora de entregar um conteúdo. Mas se o que você e sua equipe estão buscando ao programar e realizar um evento é promover a maior interatividade entre os participantes e os palestrantes, realizar uma transmissão ao vivo é a forma mais eficiente para alcançar esse objetivo. 

A depender da plataforma escolhida para realizar a transmissão, os seus participantes podem interagir em tempo real com os palestrantes, demonstrar suas reações aos conteúdos ministrados, expor suas dúvidas e, assim, se sentirem mais integradas durante todo o evento. 

4) Uso do conteúdo após o evento 

Outra vantagem de realizar um evento ao vivo é que, quando ele terminar, todo o material pode ser salvo e disponibilizado depois. Com esse material a sua equipe pode realizar estratégias de conteúdo, vendas do material, utilizar em estratégias de Branding, enfim, são muitas as opções. Por isso, ao realizar uma transmissão ao vivo do seu evento, tenha em mente que o conteúdo deve ser guardado para ser usado estrategicamente depois. 

A melhor plataforma de streaming

Depois de compreender quais as vantagens de realizar um evento ao vivo, é hora de iniciar o planejamento. O primeiro passo para isso é definir a plataforma de transmissão. 

Por isso, procure por aquela que irá te fornecer estabilidade e segurança. Para isso, separamos algumas plataformas disponíveis para esse fim no mercado. Confira: 

Plataformas de streaming gratuitas:

  • YouTube Live: Realizando a sua transmissão ao vivo pelo YouTube Live você tem a possibilidade de compartilhar a tela de transmissão com até 10 usuários. Então essa ferramenta é excelente caso, em algumas de suas apresentações, você tenha mais de um palestrante falando sobre o mesmo assunto. Também é ideal para fazer entrevistas durante o evento. 
  • Facebook Live: Dentro da própria rede social do Facebook é possível realizar uma transmissão ao vivo de forma rápida e intuitiva. Para isso, basta criar uma conta na rede social e realizar o seu evento por lá. 
  • Instagram: Na mesma linha do Facebook Live, é possível realizar uma transmissão ao vivo pelo Instagram. Basta ir na ferramenta de Story e selecionar a opção “ao vivo” e seu evento começará a ser transmitido para o seu público. 
  • OBS Studio: Diferente das outras plataformas citadas, para transmitir o seu evento pelo OBS Studio, você precisa instalá-lo e configurá-lo em seu computador. Com essa ferramenta você conseguirá uma transmissão ao vivo mais profissional. Pois ela permite a utilização de várias câmeras ao mesmo tempo. Além disso, ela possui integração com o YouTube, Facebook e Twitch. 

Plataformas de streaming pagas: 

  • Zoom: O Zoom, além de possuir uma versão gratuita destinada a eventos menores, a plataforma também possui uma versão paga com mais funcionalidades. Sem dúvidas, essa é a melhor plataforma para realizar um evento online e também a mais utilizada. 

Você consegue criar diferentes salas, moderar o seu evento, se comunicar por vídeo ou somente por áudio, é uma plataforma estável e segura. Se quiser saber mais sobre ela, clique AQUI!

  • Vimeo: Em questão de qualidade da gravação pós-evento, a plataforma Vimeo oferece a melhor solução. É uma plataforma integrada que faz a gravação da transmissão e arquiva o conteúdo em até 4k. 

E aí, gostou do conteúdo? 

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a entender as vantagens de uma transmissão ao vivo para o seu evento e te ajude a optar pela melhor plataforma. 

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo! 

Postagens relacionadas

Este site utiliza cookies para personalizar o conteúdo e para permitir um melhor funcionamento da nossa plataforma. Nossos cookies armazenam algumas informações de tráfego para que você tenha uma melhor experiência e usabilidade. Ao utilizar este site você concorda com nossa Política de Privacidade.