Três estratégias para melhorar a gestão da sua sociedade científica

Plataforma CIENTE

A gestão de uma sociedade científica requer uma grande dedicação dos seus diretores executivos. Muitas vezes, gerenciar consome muito tempo e energia, principalmente quando as tecnologias utilizadas não são as mais adequadas.

A gerência fica especialmente mais complexa quando há centenas ou milhares de associados e os gestores, na maioria das vezes de forma voluntária, precisam lidar com um alto número de informações e deliberações.

Uma das soluções ainda muito utilizadas são as planilhas de dados, geralmente as de Excel, que apesar de manter um registro dos dados, não possuem as integrações necessárias para tornar a gestão ágil e efetiva, principalmente quando o número de membros associados começa a crescer. 

Neste contexto, compartilhamos com os gestores de associações e sociedades científicas três estratégias para melhorar a gestão de suas organizações:

Automatização de Pagamentos

A inadimplência em sociedades científicas e associações está ligada à dificuldade em realizar os pagamentos das mensalidades ou anuidades. O tesoureiro, ou gestor financeiro, muitas vezes necessita enviar de forma manual todas as cobranças. E, geralmente, aceita-se apenas o pagamento com boleto bancário.

É imprescindível oferecer aos associados a facilidade do pagamento online por meio de boletos ou cartões de crédito, sem a necessidade de acionar a gestão da sociedade científica.

A utilização de planilhas impossibilita que tarefas como a geração de mensalidades ou anuidades sejam automatizadas. Assim como também não permite filtrar os associados adimplentes ou inadimplentes em tempo real.

Eleições Online

A decisão mais importante para uma associação ou sociedade científica é a escolha de seus representantes: presidente, membros dos conselhos fiscais e deliberativo. 

As sociedades científicas possuem membros em diversas regiões do país e, até mesmo, em outras partes do mundo, portanto reuni-los fisicamente em uma assembléia para tomar esta importante decisão é uma das mais complicadas tarefas. 

Além da distância, deve-se levar em conta o ritmo de vida de cada associado que muitas vezes o impossibilita de estar naquele período de tempo à disposição para uma eleição presencial. Portanto, a melhor forma de aproximar os membros de uma sociedade e incluí-los nas principais decisões é utilizar a tecnologia e possibilitar a participação de todos através de uma solução online.

Comunicação Segmentada

A comunicação com os associados é o pilar mais importante para as sociedades científicas. Além de informações técnicas e notícias do setor, é importante enviar comunicações diferenciadas para membros específicos.

Enviar mensagens específicas direcionadas a determinados tipos de associados, de acordo com a situação de adimplência de cada um, ou referente aos status de votação em uma eleição é uma tarefa que demanda uma enorme quantidade de trabalho quando a sociedade científica ou associação não possui uma ferramenta que automatiza este processo.

Por meio de uma ferramenta específica, com uma ação simples, os gestores podem reduzir o tempo gasto com envio de mensagens segmentadas e aumentar a aproximação com os seus associados.

Como o CIENTE pode ajudá-lo na gestão de sua sociedade científica?

O CIENTE nasceu da necessidade de profissionalização da gestão de sociedades científicas através de uma plataforma online, moderna e focada na facilidade de utilização por seus associados.

Todas as estratégias citadas nesta postagem são funcionalidades da nossa ferramenta: gestão financeira, gestão eleitoral e comunicação segmentada. Saiba mais sobre o CIENTE clicando aqui.

Plataforma CIENTE
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Postagens relacionadas

Gostaria de mais informações?

Deixe seus dados que entraremos em contato em até 24 horas.